1. Percepção: As crianças, de olhos fechados, devem escutar os sons próximos e distantes e fazer uma lista.
2. Memória Auditiva: Em classe, as crianças enumeram os sons comuns a um determinado ambiente (cozinha, por exemplo).
3. Ditado de Ruídos: O professor provoca ruídos enquanto que as crianças de olhos fechados identificam o ruído (passos, arrastar de cadeira, etc)
4. Ditado de Intensidade: As crianças, de olhos fechados, juntam as mãos. As mão devem se afastar representando os sons fortes, ou se aproximar para os sons suaves. O professor pode se utilizar de diferentes fontes sonoras: instrumentos convencionais ou de percussão, ou mesmo, palmas e outros ruídos.
5. Ditado de Timbre: Combina-se uma frase que uma das crianças deverá falar, o professor caminha silenciosamente entre os alunos e toca na criança que vai falar a frase combinada. Os outros alunos advinham quem falou.
6a. Ditado de Altura: O professor toca no instrumento sons graves ou agudos. As crianças levantam ou abaixam as mãos conforme o que ouvem.
6b. Ditado de Altura: O professor toca no instrumento dois sons: um grave e outro agudo, ou vice-versa. As crianças desenham linhas representando se o som "subiu" ou "desceu".
7. Ditado de Duração: O professor toca no instrumento sons curtos ou longos. As crianças representam com traços ___ ou _______ no papel.
fonte: Suzy Botelho: Educação Musical
Nenhum comentário:
Postar um comentário